A palavra chakra, em sânscrito, significa “roda” ou “disco”. Cada chakra é simbolicamente representado como um lótus com um número diferente de pétalas. Quanto mais pétalas têm, mais elevada e a sua frequência ou vibração

Os nossos centros de energia operam a níveis subtis, impercetíveis aos olhos. Em termos simples, podemos imaginar os centros de energia como estações recetoras e emissoras de energia que flui de fora para nós, através de nós, e de nós para fora. Cada chakra tem um papel fundamental a desempenhar no nosso quotidiano bem como no nosso desenvolvimento como ser espiritual.
Os sete principais centros de energia, chakras, estão situados ao longo da coluna vertebral, desde a base até ao alto da cabeça.
1º Chakra - Base (Muladhara)
A energia do chakra da base da coluna liga-nos à terra e à natureza, faz com tenhamos os pés ancorados no mundo físico e que sejamos práticos, dominando o nível físico da existência quotidiana.
2º Chakra – Sacro ou Alma (Svadhishthana)
Através do chakra do Sacro ou da Alma experimentamos a liberdade, liberdade de nos tornarmos tudo o que queremos ser. É o nosso ponto de equilíbrio, o foco central da chi (energia vital) que é essencial à manutenção da vida. É também o ponto de contacto com a nossa Alma e da qual recebemos as suas impressões. Este centro de energia rege também a nossa sexualidade.
3º Chakra – Plexo Solar (Manipura)
Através do chakra do plexo solar expressamos e dominamos as nossas emoções e os nossos desejos. Aprendemos a cultivar a paz interior e a fraternidade.
4º Chakra - Coração (Anahata)
O chakra do coração desperta-nos para o Amor incondicional, compele-nos para a compaixão e a generosidade, para verdadeiramente sermos o AMOR EM AÇÃO.
“Não fazemos coisas grandes, fazemos apenas coisas pequenas, com Grande Amor” Madre Teresa
5º Chakra - Garganta (Vishuddha)
O chakra da garganta é o nosso centro de poder, nele acedemos à força da palavra falada que reside na nossa mente e no nosso coração, e através da nossas vontade criarmos mudanças em nós mesmos e à nossa volta.
6º Chakra – Terceiro Olho, ou Terceira Visão (Ajna)
O chakra do terceiro olho, ou da terceira visão, confere-nos a capacidade de nos centrarmos, de Olharmos com clareza e de nos conectarmos com a verdade.
7º Chakra - Coroa (Sahasrara)
O chakra da coroa, conectamo-nos com o nosso Eu Superior e acedemos à nossa verdadeira essência. O sétimo centro de energia, o chakra da coroa, é conhecido como o Lotus das mil pétalas. Quando este centro esta completamente aberto, atingimos aquilo a que os budistas chamam de iluminação.
A medida que cada centro de energia “gira”, emana uma frequência e cor próprias, que se harmoniza com um dos sete raios de luz. As emanações mais fortes e mais puras indicam um fluxo de energia forte e equilibrado, contudo as emanações mais fracas e mais opacas indicam um fluxo de energia bloqueado nesse chakra.
Sábios antigos ensinavam que a força vital espiritual primordial, a Kundalini, se encontra selada no interior do chakra localizado na base da coluna. Podemos libertar essa poderosa energia latente por meio de atos de amor, serviço à vida, meditação e através da oração. A medida que a Kundalini serpenteia pela coluna, ativa cada um dos chakras fazendo com que a roda gire e o lótus desabroche.
Grata
A.S.